SDR avança em diálogos com instituições financeiras visando ampliar o acesso às linhas de crédito para a agricultura familiar

 

Fotos: Ítalo Santos e Denis /Ascom SDR


Linhas de Crédito para agricultores familiares do Estado da Bahia foi o tema de uma série de reuniões realizadas nesta terça-feira (7) entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Banco do Brasil.

Pela manhã, foi realizado um diálogo com a Desenbahia, onde, dentre outras pautas, foi abordada a reestruturação da Coopergiro, linha de crédito exclusiva para cooperativas da agricultura familiar baiana. No encontro, estavam presentes o titular da SDR, Osni Cardoso, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, Jeandro Ribeiro, o assessor técnico da CAR Ivan Leite, juntamente com o presidente da Agência de Fomento, Paulo de Oliveira, e o diretor de operações, Marko Svec.

“A demanda da nossa agricultura familiar é alta e atendê-la é um desafio constante. Os presidentes das cooperativas nos trazem diariamente solicitações expressivas para ampliar e fortalecer suas atividades. Então, o diálogo com o Paulo e o Marko é justamente para isso: unir esforços e dar uma resposta a essa necessidade da turma que está no campo”, explicou Osni Cardoso.

Em um segundo momento, a reunião foi com o Banco do Brasil, representado pelo superintendente estadual Sinvaldo Vieira, superintendente de governo Marcus Paulo e pelo gerente de Mercado Agro, Claudiney Ribeiro. A pauta foi a ampliação do acesso às linhas de financiamento disponibilizadas pelo banco. Um exemplo citado foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que atualmente concentra boa parte das operações no PRONAF B, voltado a pequenos investimentos, mas que não atende plenamente às necessidades de cooperativas e agroindústrias em crescimento.

Além do PRONAF, discutiu-se a importância da diversificação do acesso a outras modalidades de crédito rural e de programas específicos, capazes de oferecer capital de giro e suporte financeiro mais robustos para atender às demandas de infraestrutura, produção e acesso a mercados.

A SDR apresentou o conjunto de investimentos do Governo do Estado no setor, o catálogo de produtos e a capacidade organizacional das cooperativas e agroindústrias baianas, reforçando ainda o compromisso de investir na capacitação e gestão das organizações produtivas. Como exemplo, foi destacado o edital que contratará cerca de 480 profissionais para contribuir com a gestão, a produção e o acesso a mercados dos empreendimentos da agricultura familiar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES