Bracell lança documentário sobre a construção da maior e mais verde fábrica de celulose do mundo em TV aberta

A produção audiovisual explora os desafios e as inovações na construção da fábrica em Lençóis Paulista, interior de São Paulo

A Bracell, líder global em celulose solúvel, está no Brasil há mais de 20 anos. Em 2019, a empresa se instalou em Lençóis Paulista (SP) para realizar o maior investimento privado do Estado de São Paulo em duas décadas: a maior e mais verde fábrica de celulose do mundo. Iniciado em 2020, o projeto resultou no documentário “Desafios da Engenharia: a Fábrica do Futuro”, que será transmitido na TV Cultura em três ocasiões, começando neste sábado, 10, às 22h30.

O filme, que já estava em exibição na TV paga e em serviços de streaming, agora ampliará seu alcance ao ser transmitido em sinal aberto. Ele retrata detalhadamente a construção da fábrica no interior de São Paulo, desde o planejamento até a execução. O documentário destaca os desafios enfrentados para a conclusão da obra, que gerou mais de 30 mil empregos diretos e indiretos em Lençóis Paulista, Macatuba e cidades vizinhas, além de implementar programas de qualificação para a população local.

A narrativa do filme ainda é composta por diferentes histórias reais de personagens envolvidos na obra, uma das partes favoritas de Frederico Bastos, gerente de Comunicação Digital e Mídias Sociais da Bracell e um dos produtores executivos do documentário. „A produção destaca o cuidado das mulheres dos viveiros, como Misaeli Alves, no cultivo das mudinhas de eucalipto, passa pela responsabilidade de Sandy Quandt, técnica de segurança do trabalho que lidera com maestria uma área tradicionalmente dominada por homens, e termina em Osmar Marques compartilhando o aprendizado que o projeto trouxe para sua trajetória de décadas no setor“, lembra. 

Com a construção da fábrica, a Bracell se consolidou como a maior e mais sustentável produtora de celulose solúvel do mundo. A produção de celulose kraft aumentou de 250 mil para até três milhões de toneladas por ano, enquanto a produção de celulose solúvel atingiu 1,5 milhão de toneladas anuais. O projeto também impulsionou o desenvolvimento econômico e sustentável da região. 

Segundo Bastos, para a construção, a Bracell optou por implementar boas práticas como o tratamento terciário de efluentes, a geração de sua própria energia e a possibilidade de eliminação do uso de combustíveis fósseis. “Essa contribuição serve de referência para esse e outros setores, inspirando que indústrias e produtos tornem-se cada vez mais sustentáveis”, diz. 

O documentário terá sua estreia na TV Cultura no dia 10 de agosto, às 22h30, e será reexibido no dia 18 de agosto, às 15h30, e no dia 4 de setembro, às 19h. Além da produção audiovisual, o processo de construção da fábrica também pode ser conferido no livro “Projeto Star“, disponível no site da empresa (https://www.bracell.com/projeto-star/#livro-projeto-star)

Foto: Acervo Bracell
Por: Redação Bracell

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

RECENTES